Universalização: Prefeitura de Ibaretama, CAGECE e SISAR vão levar água para diversas comunidades rurais

Não muito diferente da realidade das demais regiões do semiárido, o município de Ibaretama, sobretudo as comunidades rurais, sofrem com a irregularidade das chuvas e consequentemente com o desabastecimento de água. Problema que deve ser solucionado a partir do projeto de universalização dos sistemas de abastecimento pensado pela gestão municipal com diversos parceiros.

A prefeita Elíria Queiroz, reuniu-se com os diversos setores da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR). O encontro teve o objetivo de elencar as diretrizes e atuação a curto, médio e longo prazo.

Já nos primeiros meses de 2022, por exemplo, deverá acontecer a expansão de rede da sede de Ibaretama para a comunidade Assentamento Mariano Xavier.

Foi solicitada a inclusão das comunidades Santa Clara, Lagoa da Pedra, no Projeto Cajueiro Bastiões, como também o abastecimento dessas localidades pelo Açude Macacos e não mais pelo Açude Cajupiran. Já as localidades de Travessia, Serrote Branco e João Gonçalves devem ser inclusas no Sistema Águas do Sertão, sendo abastecidas pelo Açude Torrões/Lagoas.

A sede do distrito de Pedra e Cal também entrou na previsão de obras de abastecimento, assim como as comunidades de Lajedo, Coqueirinho, Assentamento Tesouro, Salão, Serrote do Arcanjo, Barra, Várzea Queimada, Extrema, Cumbuca, Sítio Veados, São Joaquim e Canafístula.

A prefeita, Elíria Queiroz, destaca que a universalização dos sistemas de abastecimento é um projeto ousado, mas que o município tem total condição de garantir, buscando as parcerias certas e assegurando as contrapartidas necessárias. “No passado bem recente deixamos Ibaretama com 92% do território municipal com abastecimento de água, esse trabalho foi descontinuado e gerou enormes prejuízos. Mas sonhamos e corremos atrás dos nossos objetivos, por isso não tenham dúvidas de que iremos concretizar mais essa prioridade”, comentou Elíria.

Entre os presentes na reunião estavam o diretor de Negócio do Interior, Helder Cortez; a gerente da UN-BBA, Annaulhya Silveira; o coordenador de operação industrial Rogério Monteiro; coordenadora de serviços e expansão, Ana Paula Ribeiro; supervisor de produção, Cleyton Oliveira; engenheiros da Gerência de Saneamento Rural – GESAR da CAGECE, Lucineudo e Elvis, e Davi França, coordenador técnico do SISAR.