Topo

Boletim Epidemiológico

Atualizado em 17/02/2022 às 10:51

1.060 Casos Descartados
1.340 Casos Confirmados
23 Aguardam Resultados
227 Monitorados em visita domiciliar
27 Óbitos
1.308 Altas Clínicas

Vacinômetro

Atualizado em 10/11/2021 às 21:20

17043 Vacinas recebidas
14653 Vacinas aplicadas
86% das doses aplicadas

Perguntas e Respostas

  • O que é o novo coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China. Fontes: Ministério da Saúde (MS) Centers for Disease Control and Prevention (CDC) Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • Como o coronavírus é transmitido? Por se tratar de uma doença nova, os cientistas ainda estão descobrindo uma série de fatores relacionados a ela. Mas já se sabe que a transmissão se dá por secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro. Deve-se evitar o contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, e o toque em objetos ou superfícies contaminados, seguido de contato com a boca, o nariz ou os olhos. O uso de máscara é fundamental para todos. Fontes: Ministério da Saúde Centers for Disease Control and Prevention (CDC) Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • Quais os sintomas do coronavírus? Os sinais clínicos mais comuns da Covid-19 são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado: tosse, febre, coriza e dor de garganta. Alguns casos evoluem para pneumonia, caracterizada por dificuldades respiratórias. Recentemente, as perdas de olfato e de paladar foram reconhecidas como sintomas associados. Há, ainda, outros sintomas menos comuns, como conjuntivite, náuseas, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça e lesões de pele e alteração do nível de consciência. Por se tratar de uma doença nova, o conhecimento a respeito da Covid-19 está em constante evolução, conforme novas pesquisas são publicadas.
  • Como é feito o diagnóstico do coronavírus? A partir da coleta de amostras respiratórias de pacientes considerados suspeitos, são realizados testes baseados em técnicas de biologia molecular. Fontes: Ministério da Saúde (MS) Centers for Disease Control and Prevention (CDC) Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • A vacina é gratuita? Sim, ela é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a ordem dos grupos prioritários. Por isso é importante ficar atento e não cair em golpes, pois não houve liberação de venda no Brasil.

Acesso Rápido

Final de página