Programa Saúde na Escola tem agenda permanente em Ibaretama

Alunos da rede municipal de ensino de Ibaretama contam com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde: é o Programa Saúde na Escola, coordenado pelas Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura.

O secretário de Saúde, João de Castro, ressalta que a agenda é construída pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal, observando os objetivos do programa federal com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A nutricionista e coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Marêssa Martins, explica que as ações do PSE se tornaram ainda mais necessárias no atual contexto social, onde além dos efeitos da pandemia da COVID-19, com o advento da cultura da nova era da comunicação, as crianças e adolescentes, mesmo residindo na zona rural, estão cada vez mais conectadas e dependentes das mídias sociais, ficando, assim, expostas a uma enxurrada de informações cujos efeitos podem ser altamente prejudiciais no caso de não haver uma determinada moderação.

“São trabalhados temas que vão desde a alimentação saudável, aos cuidados com a higiene bucal, saúde física e mental”, diz a nutricionista.

A última ação do PSE aconteceu na Escola Pedro Alexandre Valentim, no Distrito de Nova Vida. Uma palestra sobre a sobre Saúde Mental com enfoque na crise de ansiedade, foi ministrada pela psicóloga do NASF, Vânia Freitas.