LabVida: Ibaretama descentraliza a oferta de exames laboratoriais

A população de Ibaretama agora tem acesso a exames laboratoriais diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), graças à implementação do Programa LabVida pela Prefeitura Municipal. O programa, que já está em funcionamento em quatro Unidades de Saúde, objetiva descentralizar e facilitar os serviços de saúde para todos os cidadãos.

Com a iniciativa da Secretaria de Saúde, o programa está em fase de implantação e já beneficia os distritos de Pintanji, Nova Vida, Oiticica e a comunidade de João Gonçalves. As Unidades Básicas de Saúde de Pedra e Cal e da comunidade de Lajedo estão na lista para receberem o programa já nos próximos dias, o que completará a cobertura em toda a rede municipal de saúde.

Cada UBS passa a contar com um fluxo próprio para a coleta de exames semanais, que inclui procedimentos desde Hemograma Completo, Colesterol Total e Frações, Glicose, até exames mais complexos como TSH, T4Livre, T3, Vitamina D, Vitamina B12 e Urocultura.

O secretário de Saúde, João de Castro, lembra que a implementação dos serviços laboratoriais gratuitos é uma conquista da atual gestão municipal e que primeiro foi implantado de forma centralizada no Hospital Municipal. “A ideia da prefeita Elíria Queiroz de descentralização não só amplia o acesso aos serviços de saúde, mas também reduz a necessidade de deslocamento dos moradores até a sede do município, proporcionando mais comodidade e eficiência no atendimento à população de Ibaretama”, comentou Castro.