Jornada Pedagógica de Ibaretama debate os desafios e possibilidades da Educação Integral em Tempo Integral

Na manhã de quarta-feira, 31 de janeiro, teve início a segunda etapa da Super Jornada Pedagógica de Ibaretama. O evento, organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura, teve início em 29 de janeiro e se estenderá até sexta-feira, 02 de fevereiro.

Com o tema “Educação Integral em Tempo Integral: Desafios e Possibilidades”, o evento está dividido em duas etapas. A primeira ocorreu nas Unidades Escolares com atividades administrativas e pedagógicas, enquanto a segunda reúne gestores, professores e demais funcionários da educação na sede do município.

O secretário de Educação e Cultura, Prof. Dr. Alessio Costa Lima, apresentou um balanço das ações e conquistas até o momento. Ele ressaltou a importância do papel do professor na mediação do conhecimento, enfatizando que, apesar dos avanços tecnológicos na área educacional, nada substitui a presença e orientação dos educadores. Segundo Alessio, a Jornada Pedagógica de 2024 representa um momento estratégico para refletir sobre o passado, aprender com ele e planejar o futuro próximo diante dos desafios do novo ano escolar.

A prefeita Elíria Queiroz destacou a importância do evento como uma oportunidade de motivação, entusiasmo e oferta de conhecimentos para os professores. Ela ressaltou os desafios enfrentados diariamente pelo município, mas expressou otimismo em relação ao futuro, mencionando investimentos em infraestrutura educacional que estão por vir.

A palestra principal do evento foi ministrada pelo conferencista nacional e internacional, escritor e educador, Fábio Fernandes.

Além disso, houve momentos de certificação dos diretores e coordenadores das escolas selecionados por processo de seleção pública. A programação incluiu ciclos de palestras com profissionais renomados da área educacional, visando capacitar ainda mais os profissionais da educação para promover uma abordagem integral do estudante.

O evento também contempla a apresentação do “Documento Orientador para Escolas em Tempo Integral” específico para o município de Ibaretama, formações, diplomação dos gestores escolares, apresentação da agenda pedagógica e do calendário escolar, elaboração do planejamento mensal alinhado com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, as Matrizes de Referências das Avaliações Externas do Estado do Ceará – SPAECE e o Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC.