Ibaretama promove lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação para conscientizar a população sobre a importância das vacinas

Na manhã da quinta-feira, 28, a Prefeitura de Ibaretama, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o lançamento local do Movimento Nacional pela Vacinação. O objetivo principal dessa iniciativa é esclarecer a população sobre a importância, eficácia e segurança das vacinas, além de alertar para os riscos de adoecimento e mortalidade das pessoas não vacinadas e a possibilidade de reintrodução de vírus já erradicados no Brasil.

A atividade contou com uma mobilização nas principais ruas da cidade, por meio de uma mini carreata, que chamou a atenção da população. Além disso, houve adesivação de veículos com o tema da campanha e distribuição de materiais informativos sobre as vacinas e seus benefícios. A previsão é que o movimento se estenda até o dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças.

O evento contou com a presença da prefeita Elíria Queiroz, da vice-prefeita Carlinha do Hospital e do secretário de Saúde João de Castro. A prefeita ressaltou a importância de levar a mensagem sobre as vacinas à população, enfatizando que vacinar é um cuidado múltiplo e uma responsabilidade compartilhada entre governos, pais e sociedade.

Por sua vez, o secretário de Saúde destacou que uma das principais missões é promover o resgate da confiança da população nas vacinas. Ele ressaltou que o Brasil está passando por um momento de fortalecimento e reconstrução das políticas públicas de saúde, e que o Sistema Único de Saúde (SUS) está gradualmente retornando ao patamar de destaque mundial. João de Castro afirmou que o município está fazendo a sua parte para garantir que as ações sejam efetivas na prática.

O Movimento Nacional pela Vacinação em Ibaretama terá uma programação diversificada, visando alcançar o maior número possível de pessoas. A intenção é conscientizar a população sobre a importância da imunização como forma de prevenir doenças e proteger a saúde individual e coletiva. A adesão da comunidade é fundamental para o sucesso dessa iniciativa e para garantir a proteção de todos.

– 07/10 – DIA D
LOCAL: TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO
ATIVIDADES LÚDICAS, PRESENÇA DO ZÉ GOTINHA E DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES PARA O PÚBLICO-ALVO;

– 11/10 – ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO MOVIMENTO NACIONAL PELA VACINAÇÃO
LOCAL: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA SEDE
MONITORAMENTO DAS COBERTURAS VACINAIS ALCANÇADAS DURANTE A CAMPANHA.

A Campanha é destinada às crianças e aos adolescentes de até 15 anos não vacinados ou com esquema incompleto, e oferecerá as seguintes vacinas: Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, Tetraviral, DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY e Influenza.

Para ter acesso à vacina, é preciso levar RG, CPF. Cartão do SUS e cartão de vacina.