Ibaretama é destaque nas comemorações de 7 de setembro

No segundo ano de resgate das comemorações cívicas de 7 de setembro, a gestão da prefeita Eliria Queiroz é destaque com o maior e mais imponente desfile cívico já realizado no município de Ibaretama.

Com o tema “O Brasil que queremos” foi trabalhado pelas as escolas em cada comunidade, o projeto Pedagógico alusivo a Semana da Pátria, de acordo com as respectivas abordagens locais. Assim, foi possível mais uma vez, a realização dos desfiles no período de 04 a 06 de setembro, prestigiando as cinco localidades das escolas Pólos. Abrindo os desfiles nas comunidades, teve-se inicialmente a apresentação no distrito de Piranji, organizada pela EMEIF José Gustavo de Queiroz. O segundo desfile, na comunidade de Pedra e Cal, organizado pela EMEIF Estevão de Sousa Freire. Na sequência, no distrito de Nova Vida, organizado pela EMEIF Pedro Alexandre Valentim. O quarto desfile, foi realizado no distrito de Oiticica, organizado pela EMEIF José Francisco de Freitas.

O projeto “O Brasil que Queremos”, teve sua culminância com a realização do desfile cívico na sede do Município, com a participação de todas as escolas da rede municipal, estadual e privada de ensino de Ibaretama, as quais foram organizadas em oito pelotões. O desfile foi abrilhantado pelas oito bandas marciais do Município e das cidades circunvizinhas convidadas:
-Banda Marcial Francisco das Chagas (Quixadá);
-Banda Marcial Acordes (Itapiúna);
-Banda Marcial César Cals (Quixadá);
-Banda Marcial Pedro Alexandre Valentim (Ibaretama/Nova Vida);
-Banda Marcial Liceu Maria Cavalcante Costa (Quixadá);
-Banda Marcial Coronel Virgílio Távora (Quixadá);
-Banda Marcial Raimunda Emília (Ibaretama/Sede);
-Banda Marcial Elite Cônego (Ibaretama/Sede).

O Desfile de 2023 foi marcado pelo organização, estrutura montada de palco, pavilhão nacional, corredor principal, ornamentação, tendas com cadeiras para à população e cerimonial.

Para Secretário de Educação e Cultura, Prof. Dr. Alessio Costa Lima, o auge da solenidade ocorreu com a apresentação conjunta e sincronizada de todas as bandas, que desfilaram juntas, perfilas, lideradas por um pelotão formado pelos oito porta bandeiras das oito bandas marciais. “Além da beleza, ritmo e alta vibração dos sons produzidos pelos instrumentos, que emocionou o público presente, este foi um momento raro que demonstrou o espírito de integração e de união entres os músicos das diversas bandas”, destaca o Secretário.

Em seu pronunciamento, a Prefeita Eliria Queiroz ressaltou a importância da realização deste momento cívico, como forma de despertar nas crianças e jovens o sentimento de patriotismo, de respeito e de amor ao nosso País, a nossa Pátria. “Essa é uma oportunidade especial para estarmos promovendo o desenvolvimento crítico e participativo dos nossos educandos para as riquezas, as conquistas, os problemas e os desafios da sua comunidade, do seu município, do seu estado e do seu País. A escolha da temática desde ano, “O Brasil que queremos”, propiciou a reflexão sobre grandes questões estruturais do nosso País de natureza política, econômica e social. Essa é a verdadeira função da escola: formar cidadãos críticos, reflexivos e comprometidos com o bem estar do seu povo”, conclui Eliria.

Texto: Secretaria de Educação e Cultura