Ibaretama é contemplada com Obras e com Programas Federais na Educação

Na manhã da segunda-feira, 28, a prefeita Eliria de Queiroz e o secretário de Educação e Cultura Prof. Dr. Alessio Costa Lima, juntamente com técnicos da SME, participaram ao lado do Governador do Ceará Elmano de Freitas e do Ministro da Educação Senador Camilo Santana, da Solenidade de Formalização da Adesão aos Programas do Governo Federal e Assinatura de Ordens de Serviço para Escolas de Ensino Médio.

O Município de Ibaretama foi contemplado com a construção de uma Escola de Ensino Médio de Tempo Integral no valor de mais de 10 milhões, numa parceria entre o Governo Municipal, Governo Estadual e Governo Federal, onde o Município entrou com a contrapartida da aquisição do terreno onde será edificada, ainda este ano, a referida escola.

O município de Ibaretama, por meio da Secretaria de Educação e Cultura também já realizou a adesão aos três Programas Federais:

1 – Escola em Tempo Integral, onde foi contemplado no primeiro ano, ainda em 2023, com o apoio do Governo Federal para investimentos em 44 novas vagas, o que representará um aporte de mais de R$ 400.000,00, em duas parcelas, para construção/ampliação de salas de aula do 6° ao 9° ano, nas escolas Polos do Municipio.

2 – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, onde o município terá direito no primeiro ano de implementação a um Coordenador Municipal, Formação dos Professores da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental e impressão de materiais didáticos.

3 – Pacto Nacional pela Retomada de obras da educação básica, onde o Município já manifestou, via SIMEC, interesse para repactuação das três obras paralisadas a quase 12 anos no Município, como a Creche na sede, a quadra da EMEIF Raimunda Emília de Lima na Sede e a quadra da EMEIF Francisco José de Freitas, na localidade de Oiticica.

A Prefeita Eliria ressaltou a importância destas conquistas para o Município de Ibaretama, anunciadas hoje pelo Ministro e pelo Governador, especialmente no que tange a retomada das três obras que se encontram paralisadas a anos no município. “Será um sonho para os nossos estudantes e para toda sociedade de Ibaretama, verem essas duas quadras e a Creche, que foram abandonadas, serem concluídas, e todos poderem finalmente usufruir desses novos espaços e equipamentos”, destaca emocionada a Prefeita Elíria Queiroz.

Para o Secretário de Educação Prof. Dr. Alessio, tanto o apoio do Governo Federal ao Governo do Estado do Ceará na Construção mais 22 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, bem como a formalização da adesão pelos municípios cearenses aos três novos programas estruturantes da educação básica, recém lançados, demonstra a prioridade que o Presidente Lula, juntamente com o Ministro da Educação Camilo Santana, vem dando a educação, com a formulação de programas e políticas públicas educacionais, os quais sinalizam a reestruturação da Educação Básica, a partir da função supletiva e redistributiva da União para com os Estados e Municípios brasileiros. Essa forma de pactuação de políticas e programas entre os três entes federados, união, estados e municípios, é essencial para consolidação do Regime de Colaboração na estruturação dos sistemas e redes de ensino em todo o País, afirma Alessio.

A Solenidade ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, e contou a participação de Prefeitos, Dirigentes Municipais de Educação, Técnicos das SME, Credes e Seduc, além de Gestores escolares, Professores e Estudantes.