Em Brasília, prefeita Elíria Queiroz e vice-prefeita Carlinha do Hospital, articulam recursos junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

Com as fortes chuvas da atual quadra invernosa, o município de Ibaretama, por sua localização geográfica e por ser uma região com grande extensão rural, acaba sendo prejudicado com a deterioração natural das estradas vicinais, muitas cruzam riachos, rios, passam por barragens de açudes, entre outros.

Sabendo que o Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, destina recursos específicos para a manutenção e recuperação de estradas rurais não pavimentadas, a prefeita de Ibaretama, Elíria Queiroz e a vice-prefeita, Carlinha do Hospital, aproveitaram a temporada em que participam da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Município, e visitaram a sede da Defesa Civil Nacional.

As representantes de Ibaretama foram recepcionadas pelo secretário Alexandre Lucas Alves, titular da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A Prefeitura deverá proceder com o envio de toda a documentação necessária para receber os recursos federais. Dentre os critérios está a medida administrativa como o decreto de situação de emergência por chuvas intensas.

Entretanto, a prefeita Elíria Queiroz, ressalta que logo o clima esteja favorável, a manutenção e a recuperação das estradas rurais serão feitas, em uma grande operação que independe dos recursos federais.

Por outro lado, as chuvas são bem-vindas, pois está possibilitando uma boa safra e garantindo o reabastecimento dos mananciais. O Açude Macacos, responsável pelo abastecimento de água na sede, por exemplo, encontra-se com o nível de recarga que ultrapassa 70% de sua capacidade hídrica.