
O SAEB é uma avaliação do Governo Federal que realiza o diagnóstico dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Lingua Portuguesa e Matemática, em todas as escolas públicas do País, nas turmas com mais de 10 estudantes.
Em Ibaretama, na edição de 2021, participaram cinco escolas municipais. No primeiro dia foram avaliados os estudantes das escolas urbanas EMEIF Raimunda Emília de Lima – Sede e EMEIF José Gustavo de Queiroz – Piranji. No dia 02 foi a vez dos estudantes das escolas do campo EMEIF Francisco José de Freitas – Oiticica, EMEIF Pedro Alexandre Valentim – Nova Vida e EMEIF Estevão de Sousa Freire – Pedra e Cal.

No 9º ano o percentual de participação foi ainda maior. Eram previstos 193 estudantes, tendo comparecido 179 estudantes, atingindo 92,7% de participação. Das quatro escolas avaliadas nesta série, obtiveram o 1º lugar a EMEIF José Gustavo de Queiroz – Piranji e a EMEIF Pedro Alexandre Valentim – Nova Vida, ambas com 100,0% de participação.
“Quanto maior a participação, mais fidedignos e confiáveis são os resultados. Daí a importância de garantir a participação do maior número de estudantes possíveis em cada escola, em cada município”, ressalta o Prof. Dr. Alessio Costa Lima, Secretário de Educação e Cultura de Ibaretama-Ce.

A realização do SAEB 2021 em Ibaretama, contou com o total apoio da Prefeita Elíria Queiroz, mediante a garantia das condições básicas como Transporte de estudantes, de aplicadores, logística de mobilização e comunicação, por meio de ações integradas com o Gabinete, Secretaria de Obras e Urbanismo, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde.
Em nome da Administração Municipal, a Prefeita Elíria e o Secretário de Educação Prof. Dr. Alessio, externam o reconhecimento ao esforço de mobilização que os gestores, professores e funcionários empreenderam para alcançarem estes elevados percentuais de participação, em detrimento de todas as dificuldades e adversidades decorrentes da pandemia, sobretudo, pelo não retorno ainda das aulas presenciais de forma regular. Agradecimentos especiais aos nossos estudantes que se dispuseram a participarem ativamente desta avaliação.