Topo

Notícias

Educação: Cinco escolas municipais participam da avaliação do SAEB 2021 em Ibaretama



Nos dias 01 e 02 de dezembro, ocorreu a aplicação das provas do SAEB 2021, nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ibaretama-Ce.
O SAEB é uma avaliação do Governo Federal que realiza o diagnóstico dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Lingua Portuguesa e Matemática, em todas as escolas públicas do País, nas turmas com mais de 10 estudantes.
Em Ibaretama, na edição de 2021, participaram cinco escolas municipais. No primeiro dia foram avaliados os estudantes das escolas urbanas EMEIF Raimunda Emília de Lima – Sede e EMEIF José Gustavo de Queiroz – Piranji. No dia 02 foi a vez dos estudantes das escolas do campo EMEIF Francisco José de Freitas – Oiticica, EMEIF Pedro Alexandre Valentim – Nova Vida e EMEIF Estevão de Sousa Freire – Pedra e Cal.
Para o 5º ano estavam previstos para serem avaliados 185 estudantes, dos quais 158 compareceram, perfazendo um percentual de 85,4% de participação, acima dos 80% mínimos exigidos pelo MEC/INEP. Das cinco escolas participantes nesta serie, o destaque ficou com a EMEIF Pedro Alexandre Valentim – Nova Vida, que atingiu o 1º lugar, com 96,3% de participação.
No 9º ano o percentual de participação foi ainda maior. Eram previstos 193 estudantes, tendo comparecido 179 estudantes, atingindo 92,7% de participação. Das quatro escolas avaliadas nesta série, obtiveram o 1º lugar a EMEIF José Gustavo de Queiroz – Piranji e a EMEIF Pedro Alexandre Valentim – Nova Vida, ambas com 100,0% de participação.
“Quanto maior a participação, mais fidedignos e confiáveis são os resultados. Daí a importância de garantir a participação do maior número de estudantes possíveis em cada escola, em cada município”, ressalta o Prof. Dr. Alessio Costa Lima, Secretário de Educação e Cultura de Ibaretama-Ce.
Ainda segundo o Secretário, “a avaliação do SAEB 2021 assume uma dimensão especial e estratégica, no sentido de evidenciar os déficit de aprendizagem acumulados nos anos 2020 e 2021, em decorrência dos efeitos causados pela pandemia da COVID-19. A comparação dos resultados do último SAEB realizado em 2019, com os atuais a serem obtidos em 2021, permitirá compreender o tamanho do impacto da pandemia no desempenho dos estudantes”, afirma o Prof. Dr. Alessio, que também é especialista em Avaliação Educacional.
A realização do SAEB 2021 em Ibaretama, contou com o total apoio da Prefeita Elíria Queiroz, mediante a garantia das condições básicas como Transporte de estudantes, de aplicadores, logística de mobilização e comunicação, por meio de ações integradas com o Gabinete, Secretaria de Obras e Urbanismo, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde.
Em nome da Administração Municipal, a Prefeita Elíria e o Secretário de Educação Prof. Dr. Alessio, externam o reconhecimento ao esforço de mobilização que os gestores, professores e funcionários empreenderam para alcançarem estes elevados percentuais de participação, em detrimento de todas as dificuldades e adversidades decorrentes da pandemia, sobretudo, pelo não retorno ainda das aulas presenciais de forma regular. Agradecimentos especiais aos nossos estudantes que se dispuseram a participarem ativamente desta avaliação.

Acesso Rápido

Final de página