Conferência Estadual de Assistência Social destaca Ibaretama como representante na Conferência Nacional

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro deste ano, aconteceu a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, um evento que reuniu representantes de órgãos estaduais, municipais, conselhos e associações do setor, além de trabalhadores e usuários do SUAS. O objetivo do encontro foi apresentar os avanços alcançados e promover debates democráticos sobre desafios, propostas e estratégias de recuperação e aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, todos os envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relacionadas a essa política puderam participar. Nas conferências estaduais, participam os delegados eleitos nas conferências municipais. Já na Conferência Nacional, participarão os delegados eleitos nas conferências estaduais.

No caso da Conferência Estadual mencionada, o município de Ibaretama se destacou entre os 92 municípios de pequeno porte ao ser escolhido para representar a região na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social. O evento nacional está previsto para ocorrer no mês de dezembro deste ano, na cidade de Brasília, Distrito Federal.

Ibaretama será representado por duas profissionais no evento nacional: Lola Luiza, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), representando a categoria Governo; e Erigesika Santos, assistente social do CRAS, representando a Organização da Sociedade Civil na categoria Profissionais da área. Ambas foram eleitas como delegadas durante um fórum aberto realizado na Conferência Estadual.

“Essa é uma oportunidade única para as profissionais de Ibaretama levarem e defenderem propostas que possam fortalecer o SUAS no município. A participação delas na Conferência Nacional é um reconhecimento do trabalho desenvolvido e uma chance de contribuir com a melhoria dos serviços de assistência social na região”, destacou o secretário de Assistência Social, Marcelo Maciel, que também participará do encontro nacional.