Vacinação contra meningite foi ampliada temporariamente; veja detalhes

Conforme orientação da Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde, a Prefeitura de Ibaretama, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou desde a última segunda-feira, 16, o público-alvo para a vacinação contra a meningite.

A vacina meningocócica C (conjugada) é recomendada aos 3 e 5 meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Já a meningocócica ACWY (conjugada) é recomendada para adolescentes de 11 a 14 anos de idade. Ambas estão contempladas no Calendário Nacional de Vacinação e são indicadas para quem nunca tomou nenhum dos dois imunizantes.

A meningite é uma doença prevenível por meio da vacinação. Portanto, não se pode abrir mão de vacinar.

A coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PMI), enfermeira Aline Holanda, explica que por se tratar de uma atualização do calendário de rotina é importante que as pessoas verifiquem o cartão de vacinação e caso constatado de que não tomou a vacina, aí sim deve buscar a Unidade de Saúde. Para evitar o desperdício de doses é necessário o agendamento.

Veja os detalhes:

Vacina meningocócica C
Quem deve tomar (Até fevereiro de 2023)
Crianças de 5 a 10 anos de idade; trabalhadores dos serviços de saúde em geral; trabalhadores da educação e trabalhadores de transporte coletivo.
Observação: A meningocócica C faz parte do calendário de rotina das crianças menores de 5 anos de idade.

Vacina meningocócica ACWY
Quem deve tomar (Até junho de 2023)
Adolescentes de 13 a 17 anos de idade.
Observação: A meningocócica ACWY faz parte do calendário de rotina dos adolescentes de 11 a 12 anos de idade.

Se você nunca tomou essas vacinas, busque auxilio do agente comunitário de saúde ou compareça ao posto de saúde mais próximo e solicite o agendamento.