Ação do Governo do Estado do Ceará que tem por objetivo conceder aos trabalhadores e trabalhadoras do setor de eventos um auxílio financeiro. Faz parte de um pacote de ações para socorrer o setor de eventos no Estado em meio à pandemia da Covid-19.
O auxílio será pago em duas parcelas de R$ 500 (quinhentos reais), mediante cadastro dos profissionais junto ao Mapa Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Cerca de 10 mil profissionais deverão ser beneficiados. Ao todo R$ 10 milhões serão investidos pelo Estado para transferência dessa renda. Estão inclusos técnicos de som, luz e imagem, montadores de palcos, cerimonialistas de eventos, decoradores de eventos, recepcionistas de eventos, fotógrafos e cinegrafistas de eventos, bem como músicos, humoristas e profissionais de circo.
Quem será beneficiado pelo Auxílio para Profissionais do Setor de Eventos?
I – técnicos (iluminação, cenotécnico, som, figurino e produção)
II- músicos
III- humoristas;
IV – artistas de rua;
V- artistas circenses;
VI – cerimonialistas de eventos;
VII – fotógrafos de eventos;
VIII – cinegrafista de eventos;
IX- decoradores de Eventos;
X- recepcionistas de eventos.
Qual o Cronograma de Execução do Auxílio para Profissionais do Setor de Eventos?
Inscrições: 01 a 10 de março;
Validação do benefício: 11 de março a 05 de abril;
Resultado: 07 de abril;
Pagamento Parcela 1: 11 a 30 de abril;
Pagamento Parcela 2: 03 a 15 de maio.
Quais as vedações para a obtenção do benefício?
Profissionais que:
tenham emprego formal ativo;
sejam titulares de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiários do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Programa Bolsa Família;
exerçam, a qualquer título, cargo, emprego ou função pública em quaisquer das esferas de governo;
não sejam residentes no estado do Ceará.
Como se cadastrar no auxílio?
Através do Mapa Cultural Cultural do Ceará, plataforma da Secretaria da Cultura do Estado, para o Cadastramento de Acesso aos Benefícios do Auxílio Financeiro para os Profissionais do Setor de Eventos. Nesse cadastro o solicitante preenche o Formulário, inserindo as informações, declarações e comprovações necessárias para fazer jus ao Auxílio Financeiro.
A Secretaria de Educação e Cultura de IBARETAMA disponibiliza atendimento remoto para auxiliar os interessados?
Sim! Todo o procedimento para solicitação é feito de forma virtual nas ferramentas disponibilizadas pelo Governo do Estado, inclusive com possibilidades de tira dúvidas online, no entanto, a professora Verônica Melo se dispôs a contribuir com atendimento remoto exclusivamente pelo WhatsApp: 88 9 9213 3397, de segunda a sexta, de 8h às 11h e 14h às 17h.