Gestantes atendidas e acompanhadas pelo CRAS de Ibaretama recebem kits bebês

A Prefeitura de Ibaretama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Política para a Mulher, realizou na manhã da segunda-feira, 12, a entrega dos kits bebês (enxoval) para as gestantes que são atendidas e acompanhadas pelos programas sociais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Cada kit contém uma banheira, bolsa, rede de dormir adequada para os bebês e itens de vestimenta e higiene pessoal.

Seguindo as diretrizes previstas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), a gestão municipal criou identidade própria para a ação que é chamada de “Gerando Vidas com Afeto”, e realiza acompanhamento e o suporte para futuras mamães com o objetivo de proporcionar uma gravidez mais saudável.

O secretário de Assistência Social, Marcelo Maciel, informou que as ações voltadas para as gestantes estão na linha de prioridades da gestão municipal.

De acordo com a coordenadora do CRAS, psicóloga Lola Luiza, apesar de ser rotativo, o grupo conta em média com a participação de 80 gestantes de todo o território atendido pela Unidade do CRAS. “Fazemos o acompanhamento permanente, orientando e cobrando a realização das consultas médicas durante a gravidez, fazendo formações, como por exemplo as que abordam a importância do aleitamento materno para os bebês e os fatores nutricionais e imunológicos que o leite representa para a saúde dos recém-nascidos”, comentou Lola.

A prefeita de Ibaretama, Elíria Queiroz, enfatizou que é mais um momento em que a prefeitura demostra sua sensibilidade e um olhar especial para com os direitos das mulheres. “São itens básicos, mas não tenho dúvidas de que farão muito a diferença na vida de cada uma de vocês. No entanto o que mais importa é o que se é trabalhado aqui no grupo, no dia a dia, nas práticas de fortalecimento de vínculos, no elevar os sentimentos do amar e do pertencer, pois o filho jamais pode ser visto como problema, e sim como uma benção em nossas vidas”, pontuou Elíria.