Educadores da rede municipal de ensino de Ibaretama participam de formação em patrimônio cultural e alfabetização museológica

Professores da rede pública de ensino do município de Ibaretama participam entre os dias 26 de maio a 30 de julho de 2021 do Projeto – A Escola vai ao Museu: formação em patrimônio cultural para a rede pública municipal e estadual do Ceará. Com formação totalmente a distância a programação conta com a webconferência de lançamento do Projeto Formação em Patrimônio Cultural e Alfabetização Museológica e mais 5(cinco) módulos na Plataforma Google Sala de Aula (Classroom), com mediação promovida pelos profissionais do Museu Siará em Miniatura.

O objetivo é promover intercâmbio entre estudantes e professores com a equipe do Museu Siará em Miniatura, para fomentar ações de valorização e preservação do patrimônio cultural do Ceará. O Museu Siará em Miniatura mantém há dez anos uma exposição de longa duração sobre o patrimônio arquitetônico do Ceará que retrata por meio de maquetes inseridas em pequenos cenários, vários aspectos dos bens edificados de municípios como Fortaleza, Redenção e Aquiraz, do período da colonização até início do século XX.

A secretária de educação e cultura, Lígia Leão, destaca que é prioridade garantir a participação dos professores em todas as formações. Sobre o Projeto A Escola vai ao Museu, Lígia ressaltou que o município de Ibaretama apresenta enorme potencial natural e que é fundamental despertar o interesse dos alunos e da sociedade com relação a preservação do patrimônio histórico. “Iniciamos um diálogo com os responsáveis pelo Museu Tertuliano de Melo, que contempla uma grande coleção de peças históricas e pré-históricas. Nossa intenção é logo que passe a pandemia, que possamos contribuir com a valorização desse espaço, com parcerias, com visitas guiadas e outras iniciativas que objetivam a valorização e a preservação da nossa história”, disse Lígia.