Educação: Ibaretama participa do Lançamento Regional do SAEB 2021

O secretário interino da Educação, Karpegeanne Vieira e parte da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura de Ibaretama, representaram o município no evento que marcou o Lançamento da Regional do SAEB 2021, com o tema “Para Grandes Desafios, Grandes Conquistas”.

O evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Educação, através da CREDE 12, e contou com representações das escolas da rede CREDE e de gestores municipais da educação.

“Foi um momento muito importante. O sentimento é de união em prol da aprendizagem. A nossa prefeita Elíria Queiroz tem a dimensão do desafio, mas com a força, determinação e compromisso dos nossos educadores, teremos êxito”, disse o secretário Karpegeanne.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

De acordo com a portaria nº 250/2021, que estabelece as diretrizes para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. A aplicação dos instrumentos da avaliação será de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as Unidades da Federação.

Em 2021, a aplicação seguirá os mesmos moldes de 2019. Haverá aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e para a 3ª e a 4ª série do ensino médio. Essas mesmas etapas serão avaliadas em formato amostral, nas escolas privadas. Os estudantes responderão a um questionário e testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação.