Parceria entre Banco do Nordeste e Prefeitura de Ibaretama viabiliza licença ambiental e 150 mil reais em crédito rural

O Banco do Nordeste, através do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) e em parceria com a Prefeitura de Ibaretama, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico, promoveu na manhã desta segunda-feira, 31, a ação do Programa “Agência Itinerante”. O atendimento aconteceu de forma individual e mantendo o distanciamento e os cuidados de prevenção contra o coronavírus.

Com as licenças ambientais em mãos, os 20 primeiros pequenos e médios produtores beneficiados com a iniciativa, obtiveram acesso à liberação de crédito rural do Agroamigo, que é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste.

Na avaliação do agente de desenvolvimento do BNB, Bruno Reis, a entrega das licenças e a coleta de assinaturas no próprio município, além de evitar o deslocamento para a agência de Quixadá, contribui para que não haja aglomeração e garante mais tempo para esclarecimentos de dúvidas. Bruno lembra que devido a mudanças no regulamento estadual do meio ambiente, todo produtor rural que deseje ter acesso a qualquer linha de crédito do BNB precisa ter em mãos a licença ambiental.

Ao destacar o compromisso da prefeita, Elíria Queiroz, com os agricultores, o secretário de Agricultura, Rubens Cavalcante, ressaltou que Ibaretama e Quixadá são os dois únicos municípios do Sertão Central que já estão aptos a fornecer as licenças ambientais. Para Rubens os esforços são gratificantes. “Somente nesse primeiro momento será destinado aos nossos produtores e pecuaristas o valor que quando somado chega a 150 mil reais. É confiança no agricultor, é dinheiro que eleva a produção do campo e aquece a nossa economia”, disse Rubens.

A vice-prefeita Carlinha do Hospital e o engenheiro-agrônomo, Dr. Erivan Maia também prestigiaram a atividade.