Justiça Eleitoral inicia recadastramento biométrico obrigatório em Ibaretama

Nas eleições de 2018, todos os eleitores de Ibaretama serão identificados por meio de biometria – leitor pelas impressões digitais. O anúncio foi feito pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, em evento realizado pela Justiça Eleitoral em Quixadá.

O recadastramento é obrigatório a todos os eleitores, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, ou seja, para os analfabetos e quem tem entre 16 e 18 anos ou mais de 70, mas que tenha título de eleitor. O recadastramento deve ser feito até 30 de junho de 2017. Quem não se recadastrar neste período terá o título cancelado. A partir de hoje, os cidadãos que forem tirar o título pela primeira vez em Ibaretama já serão identificados pela biometria.

AGENDAMENTO

Para facilitar e agilizar o atendimento, os eleitores deverão agendar o recadastramento a qualquer hora por meio do site do TRE < http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/agendamento-atendimento-ao-eleitor >,  ou pelo telefone número 148. O eleitor pode escolher o dia e horário que deseja ser atendido. O atendimento está acontecendo no Fórum de Ibaretama. Ao pedir o agendamento, o eleitor deve ter em mãos o número de seu título de eleitor.

O recadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: título de eleitor, documento de identificação oficial e comprovante de domicílio. Como documento de identificação serão aceitos a certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade; carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, ou controladores do exercício profissional  e carteira de trabalho e previdência social. Já o comprovante de domicílio deverá ter sido emitido entre os 12 e três meses anteriores ao comparecimento do eleitor para a revisão. Os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez devem apresentar, também, o certificado de quitação do serviço militar.

APOIO

Todos os eleitores de Ibaretama estão obrigados se submeterem à revisão eleitoral com coleta dos dados biométricos. A Prefeitura Municipal de Ibaretama através da Secretaria de Administração e Controle e a Procuradoria Geral do Município está dando todo suporte logístico à Justiça Eleitoral para realização.

A expectativa da Procuradoria Geral do Município é que, até o final de 2017, 90% (noventa por cento) dos eleitores do município sejam identificados pelas impressões digitais.